Home / Destaque / A Polícia Militar da Paraíba completou 186 anos de história

A Polícia Militar da Paraíba completou 186 anos de história

Compartilhe:

Instituição pública mais antiga do estado, a Polícia Militar completou, no último dia 3 de fevereiro, 186 anos de história. Com a missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, e de manter a ordem pública, a PM se firma como um dos principais órgãos de segurança pública da Paraíba.

+ PM prende suspeitos de estourar banco em Taperoá-PB, e apreende várias armas

Atuando hoje em todos os municípios, a história da PM começa oficialmente em 3 de fevereiro de 1832, quando a corporação era denominada de Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba, atuando na então cidade da Parahyba (atual João Pessoa), e tinha um efetivo aproximado de 50 homens. Ao longo da sua história, a PM esteve presente nos mais importantes momentos históricos do Brasil e da Paraíba, a exemplo do combate à Revolução Praieira, à Guerra do Paraguai, à Revolta do Quebra-quilos e à Coluna Prestes.

Hoje, mais de nove mil homens e mulheres estão empregados nas atividades de segurança pública, no combate aos crimes contra a vida, e aos crimes patrimoniais. São 15 Batalhões de área, quatro Batalhões especializados, oito Companhias Independentes e Especializada, e um Grupamento Especializado, além de unidades administrativas.

O emprego das diversas modalidades de policiamento, a qualificação dos recursos humanos, treinamentos e investimentos em equipamentos, permitiu que neste último ano fossem apreendidas mais de 3 mil armas de fogo, e mais de 13 mil pessoas conduzidas a delegacia, colaborando diretamente na redução de crimes e contravenções.

A Polícia Militar acompanha as diversas mudanças sociais e desde 1986 emprega mulheres em atividades de policiamento e administrativa. As 26 Unidades de Polícia Solidária, instaladas em toda a Paraíba permitiu a proximidade com a população, colaborando com a resolução de problemas e pacificação de conflitos nas mais diversas comunidades.

A comemoração dos 186 anos da Polícia Militar deverá ocorrer após o período momesco, já que nesta época a corporação emprega cerca de 4.800 policiais para garantir a tranquilidade dos foliões e da população durante as festas em toda a Paraíba.

ASSESSORIA/PMPB

Leia mais notícias policiais

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.