Home / Destaque / Brasileirão 2017 chegou ao fim; veja como ficou a situação dos 20 clubes

Brasileirão 2017 chegou ao fim; veja como ficou a situação dos 20 clubes

Compartilhe:

O Campeonato Brasileiro 2017 chegou ao fim neste domingo (03 de novembro). Ao final das 38 rodadas, a competição, que teve início no mês de maio, conheceu o seu campeão, vice-campeão, os times classificados para a Taça Libertadores da América 2018, os times classificados para Copa Sul-Americana 2018 além dos 4 clubes rebaixados para a Série B.

Veja como ficou o Brasileirão:

Campeão:

O campeão foi o Corinthians, que ficou com o título faltando três rodadas para o final do campeonato. O time paulista chegou aos 72 pontos ganhos, com 21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas em 38 jogos. Foi o sétimo título do Timão na competição.

Vice-campeão:

O vice-campeão foi o Palmeiras com 63 pontos. O time paulista se manteve em segundo lugar na última rodada, mesmo perdendo o jogo por 3 a 0 para o Atlético/PR. O Verdão ficou com a mesma pontuação do Santos, porém com duas vitórias a mais (19 a 17).

Libertadores:

Seis times se classificaram para a Taça Libertadores da América 2018 via Brasileirão: Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco e Chapecoense (esses dois últimos disputarão a Pré-Libertadores).

Cruzeiro (atual campeão da Copa do Brasil) e Grêmio (atual campeão da Libertadores) também estão garantidos na competição sul-americana do ano que vem.

Vale lembrar que caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana deste ano (o clube carioca vai disputar a final com o Independiente), o nono colocado (Atlético-MG) também irá disputar a Libertadores 2018. Nesse caso, Chapecoense e Atlético/MG disputariam a Pré-Libertadores, enquanto o Vasco entraria direto na fase de grupos.

Copa Sul-Americana:

Seis times se classificaram para a Copa Sul-Americana 2018: Atlético/MG, Botafogo, Atlético/PR, Bahia, São Paulo e Fluminense.

Vale lembrar que caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana deste ano (o clube carioca vai disputar a final com o Independiente), também haverá mudança na lista de classificados para Sul-Americana bem como para a Libertadores. Ou seja, o Atlético/MG irá disputar a Pré-Libertadores, enquanto o Sport irá disputar a Sul-Americana.

Rebaixados:

Quatro times não conseguiram se manter na elite do futebol brasileiro e foram rebaixados para a Série B. Foram eles: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético/GO. Seus lugares na Série A 2018 serão ocupados por América/MG, Internacional, Ceará e Paraná, que garantiram o acesso.

Dados:

  • Melhor ataque: Palmeiras (61 gols marcados)
  • Melhor defesa: Corinthians (30 gols sofridos)
  • Pior ataque: Avaí (29 gols marcados)
  • Pior defesa: Sport e Vitória (58 gols sofridos)
  • Mais vitórias: Corinthians (21)
  • Menos vitórias: Atlético/GO (09)
  • Mais empates: Fluminense (14)
  • Menos empates: Palmeiras (06)
  • Mais derrotas: Atlético/GO (20)
  • Menos derrotas: Corinthians (08)
  • Artilheiros: Henrique Dourado (Fluminense) e Jô (Corinthians), ambos com 18 gols marcados.

Tabela:

CATOLÉ AGORA

Leia mais notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Corpo de agricultor é encontrado em estado de decomposição, na zona rural de Manaíra

O corpo de um agricultor, identificado como “Zé de Pelouco”, de 37 anos de idade, ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.