Home / Saúde / Café diminui o risco de várias causas de morte, diz estudo

Café diminui o risco de várias causas de morte, diz estudo

Compartilhe:

O consumo de café está relacionado com o menor risco de mortalidade de várias causas, incluindo doenças cardiovasculares e problemas do aparelho digestivo. Não estamos falando simplesmente de um artigo científico fruto de um estudo qualquer. É na verdade a maior pesquisa já realizada sobre o assunto até hoje, na qual cientistas de vários centros de pesquisa estudaram cerca de meio milhão de pessoas de 10 países da Europa.

+ Veja o que comer para ganhar mais músculo e saúde

+ Entenda como o consumo de chá e café ajuda a proteger o fígado

O resultado foi comunicado por pesquisadores do International Agency for Research on Cancer (IARC) do Imperial College de Londres e publicado no Annals of Internal Medicine. O estudo acompanhou 521.330 pessoas durante 16 anos! Segundo o Doutor Gunter, um dos líderes da pesquisa, o maior consumo de café estava associado com uma sensível melhora da função hepática (função do fígado) e uma significativa melhora da função imunológica.

Os pesquisadores ressaltam nas conclusões do estudo que o consumo de café não somente é seguro, como na realidade tem um efeito de proteção para a saúde. No entanto, eles dizem que serão necessários mais estudos para melhor investigar quais os mecanismos dessa “proteção” para a saúde que o café promove, como também o papel de todas as diferentes substâncias que fazem parte da composição da bebida.

É curioso que a própria cafeína que é um dos componentes do café é até certo ponto estigmatizada, sendo frequentemente associada com riscos cardíacos. É sabido que a cafeína de fato está associada com aumento da incidência de arritmias em pessoas já portadoras de determinados problemas cardíacos, porém seu consumo é comprovadamente seguro em pessoas sadias.

Além disso, estudos têm comprovado um benefício da cafeína para melhora do humor, sendo um excelente aliado no combate à depressão. Vale lembrar que o “Dietary Guidelines for Americans” , que é o guia de orientação nutricional do governo americano, recomenda o consumo de 3 a 8 xícaras de café por dia o que corresponde a cerca de 400 mg de cafeína.

* Este artigo foi escrito com a colaboração da Dra. Gerseli Angeli

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

TURIBIO BARROS – GLOBO ESPORTE

Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com (Foto: EuAtleta)

 

Veja outras notícias em www.catoleagora.com

Acompanhe também nossas notícias no Facebook.

Contato com o Catolé Agora: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Nanna Chara faz ensaio em homenagem a Neymar e ao PSG; FOTOS

Nanna Chara faz ensaio em homenagem a Neymar e ao PSG. Veja fotos: GAZETA ESPORTIVA ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.