Home / Destaque / Campanha de Vacinação contra sarampo e polimielite começa nesta segunda-feira
Foto: Andrezza Mariot/Divulgação)

Campanha de Vacinação contra sarampo e polimielite começa nesta segunda-feira

Compartilhe:

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. 

Saiba quais sãos os piores alimentos do mundo

Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. O dia D será em 18 de agosto, no PSF Imaculada I e III, em Bayeux.

A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, reforçou que a campanha nacional indiscriminada é voltada apenas para crianças de um ano a menores de cinco anos. A meta é vacinar 232.886 crianças na Paraíba.

“Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explicou. 

Ela ressaltou, ainda, que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba. 

“Os responsáveis são importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

CLICK PB

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.