Home / Catolé do Rocha / Caravana do Coração: 6ª edição passará por Catolé do Rocha neste sábado dia 7

Caravana do Coração: 6ª edição passará por Catolé do Rocha neste sábado dia 7

Compartilhe:

A sexta edição da Caravana do Coração será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no período de 2 a 14 de julho. A equipe de profissionais percorrerá 13 municípios paraibanos (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape) e será a maior em número de atendimentos e de voluntários.

+ Prefeitura de Catolé do Rocha promove o Copa na Praça com telão para transmissão dos jogos do Brasil

“Serão cerca de 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia. Será feita uma média de 16 mil atendimentos nos 13 dias de atividades”, anunciou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras.

Cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica. Uma equipe da arte-educação recepciona todas as pessoas que chegam pra receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.

A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias; 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.

As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e Samu, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes municipal e estadual.

Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (Hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.

Percurso da VI Caravana do Coração/julho de 2018

Dia 2 – Monteiro

Dia 3 – Princesa Isabel

Dia 4 – Itaporanga

Dia 5 – Cajazeiras

Dia 6 – Sousa

Dia 7 – Catolé do Rocha

Dia 8 – Pombal

Dia 9 – Patos

Dia 10 – Picuí

Dia 11 – Esperança

Dia 12 – Guarabira

Dia 13 – Itabaiana

Dia 14 – Mamanguape

SECOM/PB

 

Leia mais notícias de Catolé do Rocha

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.