Home / Destaque / CNH Digital funcionará a partir desta sexta na Paraíba

CNH Digital funcionará a partir desta sexta na Paraíba

Compartilhe:

O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, a Carteira de Habilitação Eletrônica – CNH digital –, cuja emissão começa nesta sexta-feira (13) em todo o Estado. A emissão é gratuita e segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mesmo opcional, a CNH digital tem a mesma validade da CNH tradicional. Poderão tirar o documento usuários que tiraram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso.

+ Anatel mantém ligações gratuitas em orelhões

Na ocasião, Ricardo destacou a importância do novo documento como mais uma ferramenta de comodidade e segurança para os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). “Não há dúvidas de que essa modernização trará muitos benefícios aos usuários, a exemplo de facilidade e, principalmente, mais segurança. Com isso, ganha a sociedade como um todo e ganham também os órgãos fiscalizadores das leis de trânsito”, declarou Ricardo Coutinho.

Passo a passo – Quem tem a CNH sem o código e deseja ter acesso ao serviço deve realizar a renovação de sua carteira ou solicitar a impressão da 2ª via. Para obter a CNH Digital, basta seguir os passos abaixo:

O processo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran.

Após realizar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação. Daí ele deve clicar no link enviado pelo Portal e, em seguida, comparecer a um dos postos de atendimento do Detran para atualizar os seus dados (telefone e e-mail). Esse procedimento é rápido e gratuito.

Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor, ou seja, quem possui esse certificado não precisa comparecer ao Detran para confirmar seus dados. Após a atualização das informações pelo órgão, já é possível solicitar no Portal de Serviços do Denatran o código de ativação para a versão eletrônica, que também é enviado por e-mail.

De posse do código recebido, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital (disponível para smartphones com Android ou IOS) e faz o login com o número do CPF e a mesma senha do portal, digitando o código de ativação em seguida.

Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será utilizada para o acesso ao serviço. Feito isso, o condutor já está pronto para usar a carteira de motorista digital.

Se o pacote de dados acabar, não tem problema. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line. A Direção do Detran-PB lembra que os dois modelos da carteira de habilitação (tradicional e digital) são válidos.

MAIS PB

 

Leia mais notícias gerais

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.