Home / Destaque / Como organizar a geladeira corretamente pode contribuir para melhorar a sua saúde

Como organizar a geladeira corretamente pode contribuir para melhorar a sua saúde

Compartilhe:

Uma casa sem geladeira não é uma casa de verdade. Sendo essencial nos dias de hoje, como podemos armazenar e conservar os alimentos nela? Você sabia que, sem a devida organização, esse eletrodoméstico pode ser a porta de entrada para muitas doenças?

+ Com aumento de casos no verão, saiba como evitar a conjuntivite

Colocar alguns alimentos no local errado pode favorecer o aparecimento de bactérias, estragar outros tantos, além de criar um ambiente desagradável.

A importância da organização

Muitas pessoas têm dúvidas sobre onde devem ficar os alimentos dentro do refrigerador. Os modelos atuais oferecem prateleiras e portas, o que facilita a organização. Existem locais ideais para colocar verduras e legumes, frutas, ovos, alimentos cujo consumo será imediato, entre outros.

Qualquer descuido quanto ao armazenamento dos alimentos pode causar prejuízos à saúde. Por exemplo, no verão, a proliferação de bactérias é mais “favorável”, pois a temperatura mais quente favorece seu surgimento. Nesse sentido, o cuidado deve ser ainda maior.

Dicas importantes

Separamos algumas dicas importantes a respeito da organização dos alimentos. Confira:

● Alimentos crus devem ser colocados preferencialmente nas prateleiras inferiores.
● Comidas pré-preparadas devem ficar nas prateleiras centrais.
● Na parte superior, devem ser colocados os alimentos que já estiverem prontos para consumo e aqueles que precisam de mais refrigeração, como as saladas, por exemplo.
● Carnes devem ficar sempre nas prateleiras mais elevadas quando seu consumo for imediato. Em outras situações, devem ser armazenadas dentro do congelador.
● Alimentos crus, frutas, verduras e legumes ou aqueles que exalam odores não devem ficar próximos a alimentos já cozidos ou fritos.
● Algo que muita gente não sabe é que na sua parte interior existe diferença de temperatura. Nas partes mais altas é onde fica mais frio, sendo ideais para armazenar produtos cuja deterioração é mais rápida. Já alimentos que não necessitam de tanto resfriamento devem ficar onde é menos frio dentro da geladeira, ou seja, na porta – lugar ideal para guardar bebidas e temperos.
● Nunca guarde em seu interior alimentos embalados sem antes lavar a embalagem.
● Alimentos já prontos para consumo que fiquem mais de três dias guardados no interior do refrigerador não devem ser comidos.
● Alimentos enlatados, preferencialmente, devem ser retirados da embalagem original antes de serem armazenados no eletrodoméstico, pois podem já vir contaminados com bactérias.

Seguindo as dicas acima, fica muito mais fácil ter um refrigerador bem organizado e livre da possibilidade de prejudicar sua saúde.

Limpeza

Outro fator essencial para evitar contaminações nos alimentos é a limpeza, que deve ser feita regularmente dentro e fora do eletrodoméstico. Para lavar as prateleiras, basta utilizar água e sabão neutro. Já a higienização da parte externa pode ser feita com o produto de limpeza da sua preferência, tendo o cuidado de não utilizar fórmulas e materiais abrasivos, que podem danificar tanto a geladeira de inox como a da linha branca.

ACORDA CIDADE

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.