Home / Destaque / Comportas de Coremas são abertas numa vazão maior
Vazão de Coremas na manhã desta quinta, 17/05. Foto: José Albertino.

Comportas de Coremas são abertas numa vazão maior

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 17 de maio, o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da Prefeitura de Coremas José Albertino, informou que a Agência Nacional das Águas aumentou a vazão da válvula dispersora do açude de Coremas. “A vazão da água que está saindo do açude era de 500 litros por segundo e agora aumentou mais 500 litros, ou seja, está saindo mil litros d’água por segundo do Açude de Coremas”, disse Albertino.

+ Caminhão derruba muro e cai dentro de piscina em João Pessoa

Na segunda-feira, 02 de abril, as comportas do Açude de Coremas, passaram a ter uma vazão menor, isso em decorrência das chuvas na região. Quando chove e os rios estão com água a vazão das comportas é diminuída ou até interrompida. A diminuição em abril foi de 300 litros por segundo. Estava em 800 e baixou para 500 para litros por segundo e nesta quinta agora dobrou e foi para 1000 litros por segundo.

Em 2017, ano de grande crise hídrica,  com a necessidade de água para consumo humano e a agricultura nas regiões percorridas pela bacia Piancó-Piranhas-Açu a vazão era ainda maior: 1.250 litros por segundo.

Ultimamente, com a trégua das chuvas, o açude não está pegando recarga. Com o consumo, a evaporação e as comportas abertas o Açude de Coremas já está perdendo volume.

Nesta quinta-feira, 17/05, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas, o açude de Coremas está com 20,40% de sua capacidade; e a Barragem de Mãe D’água está com 10,12% de sua capacidade.

FOLHA PATOENSE

 

Leia mais notícias da Paraíba

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.