Home / Saúde / Conheça cinco exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

Conheça cinco exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

Compartilhe:

De acordo com o Ministério da Saúde, 35% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de doença vascular. Os motivos são diversos como sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade.

+ Comer chocolate pode melhorar a saúde cerebral; confira

+ Veja os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular

O problema costuma ser mais frequente nas mulheres, além das causas já apontadas acima. Isso se deve às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos.

Para o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, “as atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço”.

“Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, complementa Dr. Élcio.

De olho nesses benefícios, confira 5 exercícios físicos que melhoram a circulação e o retorno venoso elencados pelo médico:

Caminhada: contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.

Alongamento: é considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.

Andar de bicicleta: ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito porque o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.

Musculação: força a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.

Atividades aquáticas: a natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis

NOTÍCIAS AO MINUTO

Veja outras notícias em www.catoleagora.com

Acompanhe também nossas notícias no Facebook.

Contato com o Catolé Agora: WhatsApp (83) 9.9676-1272

 

Veja Também

Homem é executado a tiros em Centro de Cidade na Paraíba

Na tarde desta sexta-feira (20), um crime de homicídio foi registrado no Centro da Cidade ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.