Home / Saúde / Cuidados com a saúde bucal devem iniciar na infância

Cuidados com a saúde bucal devem iniciar na infância

Compartilhe:

Pais devem ficar atentos para escovação dental adequada nas crianças, principalmente em regiões de difícil acesso, onde as crianças, pela coordenação motora ainda em desenvolvimento, não conseguem alcançar.

+ Especialistas apontam maus hábitos que podem comprometer a saúde da mulher

A orientação foi dada nesta quinta-feira (22), na I Ação de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas do Gastão (CEO), por Rafael D’Aguiar, bucomaxilofacial e gerente clínico da unidade.

A remoção da placa dentária previne evolução de doenças

Durante o evento, Rafael D’Aguiar ainda ressaltou que a escovação é de extrema importância para a manutenção e o desenvolvimento adequado do sistema estomatognático. Segundo ele, a remoção da placa dentária previne a evolução da doença da cárie, assim como da doença periodontal, que acomete os tecidos de sustentação dos dentes. “Fazendo a escovação correta evitamos a perda precoce dessas unidades que são imprescindíveis no desenvolvimento da mastigação, fala e crescimento facial”, informa.

Mãe entende importância de escovar os dentes três vezes ao dia

A estudante, Mirian Santana, entendeu o recado. Em frente ao escovodromo, ela acompanhou a filha Sofia Evely, 3 anos, durante a escovação supervisionada. Os movimentos corretos e o manuseio da escova foram observados de perto. “Eu não sabia da importância de escovar o dente dela também durante a noite. Hoje estou saindo daqui consciente disso e da necessidade de realizar a escovação três vezes ao dia”, relata.

Temos que aprender a fazer certo, afirma avó

Quem ficou feliz também com as informações passadas, foi Valdete Vieira, ela é avó do pequeno Isaque Moura, 2 anos. “A gente escova os dentes dele em casa, mas não é igual ao profissional. Temos que aprender a fazer certo para a escovação sair perfeita. É uma ação muito importante”, relata.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Odontológica, em parceria com a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Essas ações são importantes para incentivar o cuidado

Segundo Arilson Pereira, coordenador da Divisão Odontológica, essas atividades são importantes para incentivar o cuidado com a saúde bucal. “Ficamos felizes em oferecer nosso melhor para a população carente, que é o conhecimento. E é isso que a comunidade precisa, além do atendimento odontológico, um pouco de carinho e atenção”, ressalta.

A secretária municipal de saúde, Denise Lima Mascarenhas, esteve acompanhando a ação. No local, ela anunciou que outras atividades já estão sendo planejados. “Daqui sairão outras ações, a próxima será com os dois CEO juntos, porque saúde pública é isso, acolhimento, amor e compromisso. Essa é a bandeira do governo municipal, levar saúde com qualidade para as pessoas”.

ACORDA CIDADE

 

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.