Home / Saúde / ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (12) na Paraíba
Foto: Andrezza Mariot/Divulgação)

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (12) na Paraíba

Compartilhe:

O “Dia D” da Campanha Nacional contra a Gripe acontece neste sábado (12), em toda Paraíba. Podem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

+ Câncer colorretal tem 90% de chance de cura se descoberto no início, diz médico

Outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também deverão ser imunizados.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de julho, com um cronograma dividido por grupos prioritários, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

“A vacinação contra gripe pode proteger a população contra as formas mais graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, o que é facilmente transmitido por meio de secreções das vias respiratórias e por meio do contato com objetos contaminados”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

A ação em todo o estado contará com mais de 2 mil postos de vacinação e o envolvimento de 7 mil pessoas. A meta, neste ano, é vacinar pelo menos 90% do público alvo que corresponde a 819.662 pessoas. Até esta sexta-feira (11), no estado, foram vacinadas 335.309 pessoas, que corresponde a 36,82% do público alvo.

Ao longo da campanha serão disponibilizadas mais de 196 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs).

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

G1 PB

 

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.