Home / Carros / Dobra número de casos de carros clonados na Paraíba em 2017, diz Detran

Dobra número de casos de carros clonados na Paraíba em 2017, diz Detran

Compartilhe:

Mais que dobrou o número de casos de carros clonados na Paraíba somente em 10 meses de 2017 em comparação a todo ano de 2016. Conforme dados divulgados pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), de janeiro até o início de outubro de 2017 foram registrados 108 processos de clonagem de veículos, número superior ao dobro dos 52 casos de clonagem de veículos notificados pelo Detran-PB nos doze meses de 2016.

+ Os 10 carros mais roubados no Brasil, segundo a Susep; VEJA

De acordo com o delegado Getúlio Lira, titular da delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), explicou que o trabalho tem sido feito com mais intensidade, ainda que os métodos adotados pelas organizações criminosas tenham evoluído e dificultado as ações de desarticulação do esquema.

Getúlio Lira explica ainda que o sistema de clonagem se refere a modificação da identificação do veículo, as quadrilhas roubam o veículo e transferem a numeração de um carro para outro através da placa, “o carro passa de 15 a 20 dias na perícia após a apreensão, a perfeição da clonagem é tão grande, que dificulta o trabalho dos peritos na identificação dos sinais originais do veículo” afirma o delegado.

Conforme dados atualizados pela delegacia de roubo e furto de veículos, no ano passado, durante o período de janeiro a setembro, foram registrados na delegacia 923 carros roubados, já neste ano, no mesmo período, esse número já ultrapassou, foram registrados até o mês de setembro, 1040 carros roubados, deste total, a polícia mantém uma média de 80% de carros apreendidos e boa parte deles apresentam placas clonadas.

O mais comum e ainda mais grave é que essas quadrilhas roubam os carros para praticar outros crimes de diferentes naturezas, como homicídios, sequestros, tráfico de drogas e contrabando. O delegado afirmou que dentro destas estatísticas é comum o registro de veículos que são roubados em outros estados e levados para o estado da Paraíba.

“Por mais que a polícia trabalhe diariamente para conter a ação desses bandidos é importante que essa ação seja feito em conjunto, instituição nenhuma faz esse trabalho sozinha”, diz o delegado.

Para dificultar o esquema de clonagem de veículos, o Detran-PB abriu um processo licitatório para contratar uma empresa fornecedora de placas veiculares, para que critérios mais rigorosos de segurança sejam exigidos no processo do licenciamento dos carros, e também para dar transparência aos atos da administração pública.

VITRINE DO CARIRI

Leia mais notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Polícia prende dois suspeitos por furto em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu em flagrante dois suspeitos de furto na cidade de Santa Rita, ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.