Home / Política / ELEIÇÕES 2018: Confira alguns prazos do Calendário Eleitoral para o segundo turno

ELEIÇÕES 2018: Confira alguns prazos do Calendário Eleitoral para o segundo turno

Compartilhe:

A partir desta terça-feira (23) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto, conforme o art. 263, caput, do Código Eleitoral.

+ ‘A partir 2019, bandido vai pensar duas vezes antes agir’, alerta cabo Gilberto sobre vitória de Bolsonaro

Também nesta data encerra o prazo para os representantes dos partidos políticos e das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica formalizarem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect, instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, a serem utilizados no segundo turno.

A quinta-feira (25), é último dia para a propaganda política mediante reuniões ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, e Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º e 5º, inciso I).

Termina também o prazo para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o segundo turno das eleições. 

Já na sexta-feira (26), há dois dias do pleito, findam os prazos da divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e para a realização de debate, não se podendo estender além da meia-noite. (Resolução do TSE nº 22.452/2006).

Um dia antes do segundo turno, sábado (27), termina a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, das 8h às 22h. É o último dia, até às 22h, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles (música) ou mensagens de candidatos. 

Ainda no sábado, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 9h às 12h, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais, cujas urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.

Dúvidas, denúncias e sugestões podem ser encaminhas à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, através do telefone 1381 ou pelo e-mail 

ASSESSORIA/TRE-PB

Leia mais notícias da política

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.