Home / Saúde / Entenda como a mastigação correta influencia na saúde

Entenda como a mastigação correta influencia na saúde

Compartilhe:

O momento das refeições deveria ser o período em que as pessoas parassem para apreciar os alimentos e tivessem um mínimo de concentração e relaxamento, afinal é o combustível para o corpo que precisa ser de qualidade para manter o seu bom funcionamento. Porém, com os maus hábitos e na correria do dia a dia as pessoas estão acostumadas a comer de forma rápida, muitas vezes na frente do computador ou até mesmo da TV e a mastigação acaba sendo a mínima possível de forma inadequada e o que muitas pessoas não imaginam é que podem prejudicar o bom funcionamento o corpo nesse momento.

+ Anvisa aprova medicamento inovador contra câncer de mama

O processo digestivo, que é uma das etapas mais importantes para que o organismo absorva corretamente e de forma rápida os nutrientes dos alimentos, inicia-se a partir do momento em que a comida é levada à boca. A ocorrência adequada deste processo é essencial para o funcionamento do organismo como um todo e a mastigação é parte fundamental.

A importância de mastigar corretamente

E qual é então a forma certa de mastigar? Primeiro, é preciso comer lentamente e colocar pequenas porções na boca. Além de permitir sentir melhor o sabor dos alimentos, isso promove a quebra do alimento em pequenas partículas. A saliva, além de umedecer o alimento para que ele seja engolido, inicia a digestão dos amidos por meio da enzima amilase salivar.

O tempo ideal para cada refeição é de aproximadamente 30 minutos, com uma média de 30 mastigações antes de engolir cada porção. Isso porque a chegada da comida ao intestino, o que leva alguns minutos, manda ao organismo um sinal de saciedade. Com isso, come-se menos e melhor. Prefira os alimentos mais sólidos no início da refeição, o que movimenta mais os músculos da mandíbula.

A mastigação correta aliás impacta bastante positivamente na saúde da região da boca e do maxilar. Algumas alterações na face podem interferir diretamente na qualidade deste processo, impactando negativamente na saúde do indivíduo e não apenas na mastigação, mas em outros problemas como a apnéia do sono e, dependendo da gravidade, precisam de correção por meio da cirurgia ortognática.

Mastigar do jeito certo reduz a ocorrência de desconfortos gastrointestinais como gases, azia, queimação e dores abdominais. Além disso, permite que o sabor e o aroma dos alimentos sejam sentidos adequadamente, o que evita a alimentação por impulso.

Dica: não use apenas um lado da boca, pois isso sobrecarrega metade da articulação. Só abrir e fechar a boca, sem nenhum movimento horizontal, desalinha os dentes e pode causar dor de cabeça.

Se você suspeita que pode estar mastigando incorretamente, procure um dentista e faça a avaliação adequada.

ACORDA CIDADE

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.