Home / Saúde / Estes são os alimentos mais ‘potentes’ que você pode incluir na dieta
© DR

Estes são os alimentos mais ‘potentes’ que você pode incluir na dieta

Compartilhe:

Quando o tema é a alimentação, é possível dizer que alguns alimentos são, de fato, melhores do que outros. Embora o impacto que têm dependa de organismo para organismo e da forma como são consumidos, existem alimentos que se assumem como aliados indispensáveis da boa saúde física e mental. E quanto mais naturais forem, melhor.

+ Você sabe mesmo quantas horas deve dormir por noite? Descubra

Mas, por que determinados alimentos se destacam dos demais e ganham o estatuto de mais saudáveis e até mesmo mais potentes? Porque possuem altos níveis nutricionais, propriedades medicinais e poucas calorias, um trio quase ‘explosivo’ que beneficia a saúde das mais variadas formas.

+ Por que água é tão importante para quem quer emagrecer?

O Deporte y Vida do jornal espanhol AS foi à procura dos melhores alimentos de todos e, depois de os ter avaliado nutricionalmente, conseguiu eleger os mais potentes e que mais falta fazem na alimentação diária. São eles:

1 – Spirulina. É uma cianobactéria, mas pode ser denominada de alga-azul. Faz as delícias dos astronautas da NASA e não é difícil perceber o porquê: A spirulina possui 60% a 70% do seu peso em proteínas de elevada biodisponibilidade, é ainda rica em vitamina B12 e ajuda o organismo a libertar-se dos metais pesados. Além disso, é um anti-inflamatório natural, um anti-fúngico e consegue prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e até mesmo de câncer. Este alimento pode ser consumido sob a forma de pó ou cápsulas, estando à venda em lojas especializadas.

2 – Couve-de-folhas, ou kale. É um dos vegetais verdes mais em voga no momento e muito graças aos nutrientes que possui, dos quais se destacam os aminoácidos, as proteínas, as fibras, as vitaminas A, C, E e K e os minerais, como o cálcio, o ferro e o potássio. De poucas calorias e uma grande diversidade de confecção, esta couve é uma aliada no combate às cólicas e dores de estômago e pode ainda ajudar a travar as dores de cabeça.

3 – Sementes de cânhamo. Para os vegetarianos/vegan, estas sementes são uma constante nas refeições, não fossem elas detentoras de excelentes níveis de proteína biodisponível, aminoácidos, fibras e ácidos gordos essenciais. Mas não só. Estas sementes são ainda uma excelente antioxidante e ricas em vitamina E, um dos micronutrientes que melhor faz à pele. As muitas calorias que têm valem a pena.

4 – Chocolate negro. Esta é a melhor notícia que poderíamos dar aos mais gulosos hoje, mas a verdade é que o chocolate negro (com mais de 70% de cacau) é mesmo um grande amigo da saúde física e mental.

5 – Brócolis. Amados por uns, odiados por outros, os brócolis possuem um elevado poder antioxidante, depurativo e digestivo e aos nutrientes que possui, que vão desde as vitaminas C, E, B1 e B9 os betacarotenos e o folato. Mais motivos para se render a este vegetal? 35 calorias por cada 100 gramas de alimentos, sim, tão pouco quanto isto.

6 – Espinafres. Seja para um smoothie, uma salada ou um refogado, os espinafres são também um alimento importante para a boa saúde, pois possuem potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, iodo e selénio. Mas não só: Vitaminas C, A, B2, B3, B9 e E. E apenas 18 calorias por cada 100 gramas.

7 – Sementes de chia. Para quem pretende ganhar saúde e controlar o peso, esta é uma das melhores opções, pois a chia tem um alto poder saciante, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, laxante e protetor.

8 – Frutos vermelhos. Para quem gosta de comer fruta e não quer pensar em calorias ou elevadas doses de frutose, então deve apostar nos frutos vermelhos, que possuem poucas calorias, muitas vitaminas e minerais e ainda um elevado poder antioxidante.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Loja de móveis e eletrodomésticos é assaltada em Brejo dos Santos

A bruxa rola solta no município de Brejo dos Santos, sertão paraibano. Em menos de ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.