Home / Carros / Lamborghini lança o Urus, seu novo SUV

Lamborghini lança o Urus, seu novo SUV

Compartilhe:

A Lamborghini apresentou nesta segunda-feira (4) o Urus, seu novo SUV. O modelo é o segundo utilitário esportivo da empresa – o primeiro foi o LM002, vendido nos anos 1980.

+ Mustang ou Camaro? Rivais há décadas, modelos finalmente ‘brigarão’ no mercado brasileiro; FOTOS

O Urus terá o primeiro motor turbo em um Lamborghini. No caso, a unidade é um V8 biturbo de 4 litros. São 660 cavalos e 86,7 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. A marca informa que o Urus chega de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A máxima é de 305 km/h.

O Urus terá 6 modos de direção: areia, neve, terra, circuito, sport e rodovia. O motorista poderá variar os modos por meio de um botão chamado Anima, que significa alma, também em italiano.

Além da tração integral, o Urus tem um sistema de vetorização de torque, que envia a força para a roda que mais está precisando naquele momento. De acordo com a Lambo, até 70% do torque pode ser enviado para a dianteira e 87% para a traseira.

Também há rodas traseiras que esterçam em até 3 graus, garantindo maior estabilidade em altas velocidades e reduzindo o espaço necessário para manobras, em baixas velocidades.

O Urus compartilha a plataforma com o Audi Q7. Isso ajuda a dimensionar o SUV. São 5,11 metros de comprimento e 3,00 m de entre-eixos. A largura passa de 2 metros. O porte avantajado faz com que o peso fique em 2.200 kg.

Para construir o Urus, a Lamborghini teve que expandir suas instalações em Sant’Agata Bollognese, na Itália, construindo uma nova linha de produção especialmente para o SUV. A apresentação do modelo, inclusive foi no local.

Durante o evento na fábrica, a transmissão foi interrompida por problemas técnicos. Minutos depois, o sinal foi retomado. No entanto, as telas no fundo continuaram apagadas, e o carro entrou no palco de forma discreta.

Não é o primeiro SUV Lamborghini

Muita gente pode achar que o Urus é o 1º SUV da marca italiana. Nos anos 80, porém, a Lamborghini vendeu o LM002, muito mais ‘rústico’.

Inicialmente, ainda no final dos anos 1970, a ideia da fabricante italiana era fornecer veículos utilitários para as forças armadas dos Estados Unidos. A empresa acabou não sendo escolhida pelo país. Então, mudou o foco do desenvolvimento para um modelo comercial.

Lamborghini LM002

A estreia aconteceu em 1986, e o LM002 ficou em linha por sete anos, com pouco mais de 300 unidades produzidas neste período. Ele era vendido com motor V12 de 375 cv.

G1

Leia mais notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Banco é explodido em Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba

Uma agência bancária foi explodida na madrugada deste sábado (9) no município de Jacaraú, no ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.