Home / Saúde / Mesmo tendo cura, a sífilis ainda é uma doença perigosa; na PB casos aumentaram 12% em 2017

Mesmo tendo cura, a sífilis ainda é uma doença perigosa; na PB casos aumentaram 12% em 2017

Compartilhe:

Mesmo não sendo uma doença recente, descoberta no século XIX, a sífilis é muito difícil de ser diagnosticada clinicamente, pois seus sintomas são muito comuns a outras doenças, que são tratadas com um simples antibiótico. Por esse motivo, mesmo tendo cura, ela acaba se tornando muito perigosa, se não tratada nos primeiros estágios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram notificados, em 2016, 393 casos de sífilis em gestantes e 260 casos de sífilis congênita. Enquanto que, em 2017, foram registrados 330 casos de sífilis em gestantes, 642 de sífilis congênita e 295 bebês que nasceram com a doença (congênita), resultando em um aumento de 12% de sífilis congênita.

+ Tomate ajuda a preservar pulmão de quem já fumou

A sífilis é adquirida por meio da relação sexual (sífilis adquirida), ou por transmissão vertical, que é aquela que passa de mãe para filho. Mesmo com certa dificuldade em ser diagnosticada clinicamente, a doença é muito fácil de ser descoberta laboratorialmente, pois existe um exame de sangue chamado VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), que serve para diagnosticar a sífilis, e pode ser feito em qualquer posto de saúde, com um custo baixo.

A ginecologista Wanicleide Leite Fagundes comentou que a pessoa que tem sífilis sempre vai ter o VDRL reagente. “O que quer dizer exame reagente. Quer dizer que a pessoa que teve a doença sempre vai ter o resultado no exame de ½, que significa que ela teve a sífilis, foi curada, mas tem uma cicatriz sorológica. Por isso, algumas pessoas fazem o exame e perguntam ‘mas doutora o exame ainda está dando positivo’, mas ela vai ficar pelo resto da sua vida com ½, porque é como se fosse uma marca da doença, uma cicatriz”, explicou. A ginecologista afirmou ainda que o paciente pode ser contaminado novamente, mesmo sendo curado.

PB AGORA

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Mulher de ex-atacante do Flamengo faz ensaio sensual em paraíso alagoano

De todos as vitórias do ex-atacante Aloisio Chulapa, talvez seu casamento com a bela Luisa ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.