Home / Educação & Cultura / Paraibanos são premiados na maior feira de engenharia do Brasil

Paraibanos são premiados na maior feira de engenharia do Brasil

Compartilhe:

Um projeto do Estado da Paraíba foi premiado na 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada de 13 a 15 de março, em São Paulo. O projeto “CultiveBot – sistema de plantação inteligente”, dos estudantes Gilvan Henrique Dantas, Igor Oliveira da Silva e Francicláudio Dantas da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus da cidade de Picuí-PB, conquistou o quarto lugar na categoria “Ciências Agrárias”.

+ Paraibana Eduarda Brasil é a campeã do The Voice Kids

De acordo com o professor de robótica que orientou os alunos, José Torres Neto, o projeto tem como objetivo promover o cultivo de mudas utilizando o uso racional da água. “Lá em Picuí temos um problema sério com água. Não tem abastecimento porque o reservatório está seco, então todo o abastecimento é por carro-pipa e, mesmo assim, existe uma produção agrícola. Por isso, pensamos em fazer um sistema de plantação de hortas que otimizasse o uso da água. Um sistema automatizado e robotizado que fizesse o controle de toda a água”, explica o professor.

Torres ainda revelou que o projeto é economicamente viável e pode ajudar a vida dos agricultores. “O sistema analisa a umidade do solo e só coloca na muda a água necessária para o crescimento otimizado. Ainda está em fase de protótipo, mas é economicamente viável e a ideia é que façamos um maior para plantar uma quantidade maior de mudas”, garante.

O aluno Francicláudio Dantas comentou sobre a felicidade de participar de uma feira nacional e ainda levar uma medalha para casa. “Mas foi uma experiência única de conhecer outros projetos muito interessantes e ter contato com gente de várias partes do país, e também muito engrandecedora por causa das avaliações que recebemos de pessoas muito bem capacitadas”, revela o jovem.

LUÍS EDUARDO ANDRADE – PORTAL CORREIO

Leia mais notícias de educação e cultural

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anunciar no Portal: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Veja Também

Mulher de ex-atacante do Flamengo faz ensaio sensual em paraíso alagoano

De todos as vitórias do ex-atacante Aloisio Chulapa, talvez seu casamento com a bela Luisa ...

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.