Home / Educação & Cultura / Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 começam na próxima segunda (2); veja como fazer o pedido

Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 começam na próxima segunda (2); veja como fazer o pedido

Compartilhe:

período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa em 7 de maio. A taxa cobrada neste ano será de R$ 82.

+ Menino de 6 anos faz lançamento de seu primeiro livro, em Natal

Mas os candidatos que quiserem pedir isenção do pagamento devem ficar atentos ao calendário. Pela primeira vez esse grupo vai fazer o pedido antes da abertura das inscrições, entre 2 e 11 de abril.

Saiba mais sobre as regras para isenção de taxa:

1. Quem tem direito?

Para ter direito à isenção no pagamento da taxa, o candidato deve estar matriculado no último ano do Ensino Médio na rede pública ou ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017.

Também podem concorrer os candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas ou foram bolsistas em instituições particulares com renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio. Os inscritos no Cadastro Único também podem solicitar o benefício por meio do Número de Inscrição Social (NIS).

2. Como fazer o pedido?

Por meio da página de isenção do Ministério da Educação, os candidatos que quiserem solicitar o benefício podem se cadastrar na sessão Isenção 2018. A senha gerada nesse cadastro será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

3. Quando fazer o pedido?

O cadastro para solicitar a isenção será aberto às 10h do dia 2 de abril e se encerra às 23h59 do dia 11 de abril.

4. Resultado

A resposta ao pedido de isenção será divulgada no dia 23 de abril. Quem for aprovado deve fazer em seguida a inscrição no Exame.

5. Recursos

Se o candidato não for contemplado, pode ingressar com recurso entre 23 e 29 de abril.

6. Sanções

Quem tiver o pedido de isenção aprovado e faltar nos dois dias de provas só vai conseguir nova isenção no Enem de 2019 se justificar a ausência.

PORTAL BRASIL

 

Leia mais notícias de educação e cultural

Veja outras notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.