Alunas do IFPB Campus Catolé do Rocha são destaques no Torneio Internacional de Robôs

No último sábado, dia 28/11/2020, foi realizado o Torneio Internacional de Robôs. O evento, que estava marcado para acontecer no mês junho, em Buenos Aires, na Argentina, teve que ser adaptado para o formato virtual.

O Instituto Federal da Paraíba Campus Catolé do Rocha marcou presença com duas equipes. A equipe Nairóbi, formada pelas alunas Ana Beatriz (2º ano do Curso Técnico em Edificações), Edna Dayara (3º ano do Curso Técnico em Edificações) e Letícia Vieira (2º ano do Curso Técnico em Edificações), foi campeã na modalidade Sumô 1,5kg, no nível 3, e segundo lugar na modalidade Sumô 3kg, nível único.

A equipe Tókyo, formada pelas alunas Hillary Diniz (2º ano do Curso Técnico em Edificações), Letícia Diniz (2º ano do Curso Técnico em Edificações) e Radymilla Cristiano (2º ano do Curso Técnico em Edificações), foi campeã na modalidade Resgate no Plano Nível 3 e Viagem ao Centro da Terra Nível 3.

O professor Alexsandro Trindade, que é o responsável pelas equipes, destaca que as duas últimas semanas foram de muito trabalho para as integrantes, pois, com as atividades acadêmicas suspensas desde março, elas não estavam tendo acesso ao laboratório de robótica e, por esse motivo, tiveram um tempo muito curto para ajustar os robôs para competição.

O professor destacou também que as equipes não devem ter muito tempo para descansar, já que para o dia 11 de dezembro de 2020 está marcada a prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica e, nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, será realizada a Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica. Em 2019, as duas equipes foram campeãs de suas categorias e vão tentar conquistar agora o bicampeonato.

ASSESSORIA