Home / Educação & Cultura / Capes bloqueia mais de 300 bolsas de mestrado e doutorado na PB

Capes bloqueia mais de 300 bolsas de mestrado e doutorado na PB

Compartilhe:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, nesta terça-feira (04), o congelamento de 329 bolsas em Instituições de Ensino Superior Federais da Paraíba. Os bloqueios são para mestrado, doutorado e pós-doutorado e em todo o país, 2.724 bolsas foram cortadas.

Leia também: Mais de 4 mil vagas são ofertadas para o Sisu 2019.2 por instituições públicas da Paraíba

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que antes disponibilizava 177 bolsas para mestrado, agora irá dispor de apenas 55. Para a formação de doutorado, a UFCG teve o bloqueio de 61 bolsas e o pós-doutorado na UF teve bloqueio de 50%, restando agora duas oportunidades.

De acordo com o órgão, os bloqueios são necessários em função do contingenciamento de R$ 7,4 bilhões do orçamento na Educação.

O campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, que ofertava 165 para mestrado, com o bloqueio, passa a oferecer apenas 54. Para doutorado, foram bloqueadas 12 bolsas, sendo apenas seis disponibilizadas após o anúncio. As vagas para bolsistas pós-doutorandos na instituição também foram reduzidas na metade – agora, a unidade oferece uma bolsa.

No campus em Areia, a UFPB teve nove bolsas congeladas para mestrado e agora oferece apenas 4. Para pós-doutorado, duas vagas foram cortadas, sobrando uma.

Os dados enviados pela Capes ao Portal MaisPB ainda mostram que a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) disponibilizava 27 bolsas para mestrado e agora, serão apenas 9.

Em todo o Nordeste, 1.183 bolsas foram congeladas. De acordo com o órgão, os cursos com duas avaliações nota 3 consecutivas (Avaliação Trienal 2013 e Avaliação Quadrienal 2017) e cursos avaliados com nota 4 na Avaliação Trienal 2013 e que caíram para nota 3 na Avaliação Quadrienal de 2017 tiveram, a partir do mês de junho, 70% de suas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado congeladas para entrada de novos bolsistas.

Conforme a Capes, o bloqueio não afeta quem já recebe o benefício e atinge as bolsas que estavam previstas para os programas de pós-graduação para 2019.

MAIS PB

Leia mais notícias de educação e cultural

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.