Home / Catolé do Rocha / Catolé do Rocha sedia o III Encontro dos Profetas da Chuva na Paraíba

Catolé do Rocha sedia o III Encontro dos Profetas da Chuva na Paraíba

Compartilhe:

Será realizado nesta terça-feira (18 de dezembro), no auditório do Campus IV da UEPB, sítio Cajueiro, em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, o III Encontro dos Profetas da Chuva.

+ Polícia Militar apreende drogas durante Operação Nômade em Catolé do Rocha

O evento que é promovido pelo IFPB – Instituto Federal da Paraíba, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha deverá reunir representantes de vários municípios paraibanos, a exemplo das duas primeiras edições, realizadas em 2016 e 2017.

Além dos profetas da chuva, o encontro vem chamando a atenção de agricultores, produtores rurais e de apologistas da cultura nordestina, que vêem nestes visionários o ressurgimento das crenças e costumes dos nossos ancestrais.

Profetas firmam suas previsões a partir experiências com a natureza

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecosistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão. Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento.

As previsões são, em geral, produzidas antes e durante estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

As práticas, as observações da natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, transmitidos oralmente de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura de praticamente todos os estados do Nordeste.

CATOLÉ NEWS

Leia mais notícias de Catolé do Rocha

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.