Ceará registra duas mortes pelo novo coronavírus

A secretaria estadual da Saúde do Ceará registrou duas mortes por coronavírus no estado, na madrugada desta quinta-feira (26). “Tivemos os primeiros óbitos, tem dois documentados, são de pessoas idosas, um deles em hospital público. Mas isso nos fortalece ainda mais para que a gente use o bom senso”, disse o secretário Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, em live no Facebook nesta tarde.

VEJA TAMBÉM:

Uma das vítimas é um homem, de 72 anos, identificado como José Maria Dutra, que morava em Fortaleza e estava internado no hospital São José. Ele trabalhava, mantinha uma vida ativa e apresentava como como comorbidade diabetes, que era controlada. A outra ainda não foi identificada.

No laudo da morte consta que o idoso morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar por Covid-19. A informação foi confirmada também por um familiar que preferiu não ser identificado.

O familiar de Dutra disse que em 18 de março, o idoso se dirigiu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz após sentir alguns sintomas de gripe, além de uma febre e falta de ar. Ele foi medicado e voltou para casa. Dois dias depois, na sexta-feira (20), seu quadro de saúde piorou e ele foi internado na UTI do hospital São José, onde morreu. A família está em quarentena desde o dia 20.

O sepultamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no cemitério Jardim Metropolitano, em Eusébio, na Grande Fortaleza, horas depois da morte. Uma decisão da Justiça do Ceará, do dia 20 de março, proíbe velórios de pessoas que morreram por Covid-19 e determina que o enterro deve ser feito assim que ocorra a liberação do corpo das unidades hospitalares.

Casos no Ceará

O Ceará registra 211 casos do novo coronavírus, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no fim da tarde desta quarta-feira (25).

Além de Fortaleza, que apresenta 196 pessoas infectadas com o vírus, também há infectados nos municípios de Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.

O Ceará é o estado do Nordeste a concentrar o maior número de casos confirmados de coronavírus.

G1 CE