Como saber se a tinta do toner está acabando?

Apesar de atualmente o compartilhamento de arquivos digitais ser muito comum, algumas instituições ainda utilizam muito impressoras e consequentemente gastam muita tinta do toner.

Uma grande dúvida que surge e que muitas pessoas não sabem, é acerca da verificação do nível da tinta na impressora. No entanto, tudo depende de diversos fatores.

Veja como saber se a tinta está acabando e como verificar o nível:

Tudo depende da utilização da impressora

Cada toner possui as suas próprias especificações e funcionalidades, dependendo da marca, ele pode durar mais ou menos, por exemplo, o Toner Original HP costuma durar mais, e é indicado para quem possui um grande volume de impressão diária, como empresas e escritórios.

Por isso, além da marca, é importante estar atento ao volume de impressão e a frequência com que a impressora é utilizada, visto que as formas e volume de utilização estão ligadas diretamente ao nível de tinta.

A tinta está acabando?

Saber se a tinta está acabando parece uma tarefa fácil, no entanto, muitas dúvidas surgem acerca disso.

Isso acontece porque, muitas impressoras costumam ser imprecisas e emitem alertas falsos de que a tinta está acabando, e em grande parte das vezes elas param de imprimir, enquanto ainda possuem tinta no toner.

Esse alerta falso pode causar prejuízos financeiros para o dono da impressora, que pode acabar comprando um novo toner ou um kit recarga de toner antes de existir a necessidade dessa recarga.

Verificar os níveis de tinta na impressora ou no computador

Para não realizar uma recarga sem necessidade, é possível verificar os níveis de tinta regularmente. Uma possibilidade de verificação, é através do painel de controle da própria impressora. Nos casos das impressoras HP, por exemplo, elas permitem que você procure um ícone de cartucho, e através disso aparece o indicador de nível de toner.

Se a impressora não possui a tela de painel de controle, é possível acessar essas informações através do seu computador. No Windows você pode optar por instalar algum aplicativo da impressora, identificá-la e com isso, ter acesso aos níveis de tinta do toner. Já no Mac, basta selecionar a sua impressora e procurar a guia suprimentos.

Além disso, você pode também optar por instalar um aplicativo no seu celular, seja ele Android ou IOS. Basta sincronizar com a sua impressora, e você poderá acessar as informações sobre o nível de tinta com facilidade.

Como fazer o descarte correto?

Se realmente a tinta do cartucho ou toner tiver acabado é importante dar atenção ao descartar, visto que os materiais utilizados se descartados de forma incorreta prejudicam o ecossistema e os lençóis freáticos.

Contando com o apoio dos fabricantes, é possível realizar o descarte correto na rede autorizada. Algumas empresas, como a HP, possuem reciclagem gratuita, com a possibilidade de solicitar coleta através do site hp.com.br/reciclagem

DIVULGAÇÃO