Home / Educação & Cultura / Escolas Estaduais da PB apresentam crescimento de 61% em inscrições para o Enem 2019
Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Escolas Estaduais da PB apresentam crescimento de 61% em inscrições para o Enem 2019

Compartilhe:

Um total de 24.489 alunos concluintes do ensino médio de escolas estaduais da Paraíba se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O número é 61% superior ao do ano passado, no qual se inscreveram 15.182 alunos. As Escolas Cidadãs Integrais, em 2018 inscreveram 91% dos seus alunos, para o Enem 2019 inscreveram 93%. A Rede Estadual também registra crescimento no número de aprovações, que em 2018 foram 3.171, das quais 251 em primeiro lugar nos mais variados cursos de instituições de ensino superior pelo País. Em 2017 foram 1.925 alunos aprovados.

Leia também: Investir em educação é eficaz para redução de homicídios, diz Unicef

 O crescimento nos números é reflexo das ações de estímulo e preparação para o Exame que o Governo do Estado realiza através da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, como o Se Liga No Enem Paraíba, que em 2019 se tornou um programa e acontece em vários formatos: Festival, Egressos, Na Escola, Núcleo de Redação e Simulados.

 O ‘SeLigaNoEnem Festival’ conta edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, circuito de games educativos, concurso cosplay, entre outras atividades. O ‘SeLigaNoEnem na Escola’ se apresenta com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos. O ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos) tem 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD).

 O ‘Núcleo de Redação’ organiza o Concurso de Redação e a produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

 De acordo com Gerente do Ensino Médio, Robson Rubenilson, a meta de inscrições para o Enem 2019 era de 50% dos alunos concluintes do ensino médio. O resultado alcançado superou a expectativa com 60% dos alunos concluintes inscritos. O resultado deve-se a política de valorização do ensino médio da rede estadual através da expansão da educação integral, aquisição de material de apoio para o estudante do Ensino Médio.

 “Os resultados alcançados no último ano superaram a meta estabelecida de 3 mil aprovações e tem mostrando aos jovens que seu projeto de vida é possível.  Educação pública de qualidade que leva à Universidade pública. Estes resultados trazem novos desafios para 2020, temos a expectativa de elevar a meta de 60% de alunos inscritos”, contou Robson.

 Segundo a Coordenadora das Escola Cidadãs Integrais, Léia Gonçalo, o plano de ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia em relação ao trabalho a desenvolvido pelas Escolas Cidadãs Integrais tem entre seus indicadores o percentual de estudantes do 3º ano inscritos no Enem. “Diante disso, traçamos estratégias para garantir que todos os estudantes façam a inscrição, as escolas fazem ações por meio de levantamento dos estudantes que não possuem documentos, reunião com pais e responsáveis e o trabalho de tutoria junto aos jovens. Além disso também destacamos o excelente trabalho realizado por nossos professores, principalmente em conhecer e apoiar o Projeto de vida dos estudantes”, falou.

SECOM/PB

Leia mais notícias de educação e cultural

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.