Melão protege corpo contra doenças! Eis 6 benefícios desta poderosa fruta

Por ser extremamente refrescante, saudável e doce, o melão é uma das frutas mais consumidas durante as temperaturas e estações mais quentes, como o verão e a primavera. No entanto, os seus benefícios para a saúde não se resumem só ao sabor e à textura agradável.

VEJA TAMBÉM:

A iguaria é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do organismo, além de ajudar a perder peso de forma natural, correta e controlada.

Conheça os benefícios do melão, de acordo com a publicação especializada Medical Daily:

1. É rico em vitamina A

Esse nutriente é responsável pela proteção das células do corpo e age, também, no seu desenvolvimento. Por isso, a vitamina A reflete-se na saúde dos órgãos, dos ossos e dos tecidos, além de ser importante para o crescimento.

2. Vitaminas do complexo B

São responsáveis por manter o corpo a funcionar, ajudando na transformação de alimentos em energia. Cada uma destas vitaminas tem benefícios específicos, que vão desde manter o cabelo bonito e saudável, melhorar a memória e o raciocínio.

3. Vitamina C

Capaz de melhorar o sistema imunológico e ajudar a controlar doenças, o nutriente também contribui para uma pele mais bonita, pois a vitamina é antioxidante e protege as células contra o envelhecimento precoce. Além disso, é eficaz na proteção da visão e melhora a absorção de ferro no organismo.

4. Cálcio

O cálcio contribui para desenvolver e preservar a saúde dos ossos e dos dentes, sendo importante especialmente nas fases de crescimento e na gestação. Adicionalmente, colabora com a função enzimática.

5. Bioflavonoides

Têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Também atuam na proteção do organismo e no controlo dos radicais livres, que comprometem a produção de colágenio e, assim, a renovação celular do corpo.

6. Carotenoides

Os carotenoides contribuem para proteção de doenças cardiovasculares, atuam contra o desenvolvimento de e, até mesmo, são aliados na prevenção de algumas tipos de cancro.

NOTÍCIAS AO MINUTO