Neste primeiro de Maio estreou a 2ª Edição do Retalhos do Sertão

Na manhã deste 1º de Maio de 2021, o prof. Me. Francisco Marcos deu abertura à segunda edição do programa Retalhos do Sertão na Rádio Cidade 104.9. Como era esperado, o programa contou com a participação de inúmeros radiouvintes por ligações telefônicas ou por aplicativos de mensagens. A primeira entrevistada desta edição foi a militante quilombola Francisca Maria da Silva – Bidia, onde trouxe um resgate dos fatos da origem das referidas comunidades com bastante competência.

Durante o programa foi enaltecido a importância da cultura como instrumento de favorecimento da cidadania, bem como o resgate das raízes nordestinas por meio da literatura de cordel, coco de roda, músicas nacionais e regionais do passado e da atualidade. O homenageado do primeiro programa foi o escritor Ariano Suassuna, enaltecendo também figuras locais como o Frei Marcelino de Santana e o Frei Dimas Marlene, OFMcap. pelos serviços prestados à população catoleense.

Quanto ao resgate da Cultura Nacional e Regional afirmou o professor Francisco: ” Não sou a cultura, faço parte dela. Por isso, chegamos para somar, dar nossa contribuição e para apresentar o nosso rosto pela luta em favor de políticas públicas que favoreçam a valorização e o resgate das nossas tradições. Um povo que não conhece sua história não sabe onde está nem para onde caminha. Não apenas o programa radiofônico, mas também um grupo de estudo sobre Cultura Popular e um curso de violão temos empreendido em benefício da nossa juventude e consequentemente da sociedade”.

PROF. FRANCISCO MARCOS