Os casos de diabetes tipo 2 estão aumentando rápida e perigosamente. Contudo, é possível reduzir os sintomas e regular os níveis de açúcar do sangue através da alimentação.
Leia também: PB registra aumento nos casos de dengue e zika em 2018; casos de chikungunya diminuem
Considerada uma epidemia de saúde, a diabetes pode ser quase erradicada se os pacientes optarem por modificar o seu estilo de vida.
Adotar um estilo de vida ativo, tomar os medicamentos e manter um peso saudável são métodos válidos para cortar o risco de incidência da doença.
Ter uma dieta equilibrada e fazer algumas trocas alimentares pode auxiliar a regular os índices de açúcar no sangue e aliviar os sintomas.
Veja 10 alimentos que diminuem os índices de açúcar e que são precisamente indicados pelos nutricionistas para os indivíduos que sofrem de diabetes.
Ovos – Não só os ovos são uma ótima fonte de proteína, tal como são pobres em carboidratos, não provocando desta forma a subida dos níveis de açúcar no sangue.
Iogurte grego – Este alimento reduz os níveis de açúcar e diminui ainda o risco de incidência de doenças cardíacas, sobretudo devido aos probióticos que contém.
Tomate – Um estudo recente apurou que consumir apenas 200 gramas diárias de tomate cru reduz os níveis de açúcar, a pressão arterial e o risco de doenças coronárias.
Pipocas – São ricas em fibra e pobres em calorias. Três xícaras de pipocas contêm apenas 100 calorias e quatro gramas de fibra.
Azeitonas pretas – As azeitonas pretas apresentam um elevado teor de gorduras monoinsaturadas saudáveis.
Sementes de abóbora – Estas pequenas sementes são ricas em fibra, proteína e em gorduras saudáveis. São ainda uma ótima fonte de vitamina E – que é altamente benéfica para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Pickles – Alimentos fermentados e com alto teor de probióticos são imensamente benéficos para a saúde do trato digestivo.
Carne seca – Trata-se de um alimento com alto teor de proteína, cujo consumo não contribui para o aumento da glicose no sangue.
Frutos secos – De acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, adicionar diariamente apenas 60 gramas de frutos secos à dieta ajuda a diminuir os níveis de açúcar.
Pepino – Trata-se de um alimento que apresenta um alto teor de fibra. Como a fibra abranda a digestão dos carboidratos e do açúcar, o que por sua vez pode auxiliar na redução dos índices da glicose no sangue.
NOTÍCIAS AO MINUTO
♦ Leia mais notícias de saúde
♦ Veja outras notícias em catoleagora.com