Home / Saúde / PB tem 10 casos de meningite em 2019; veja cuidados
Vacina previne alguns tipos de meningite (Foto: Divulgação/Secom-JP)

PB tem 10 casos de meningite em 2019; veja cuidados

Compartilhe:

A Paraíba já registrou 10 casos de meningite em 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A doença foi detectada em pacientes de João Pessoa, Campina Grande, Alcantil, Alagoa Grande, Catolé do Rocha e Sousa. No ano passado, foram confirmados 38 casos da doença na Paraíba. Em 2017, 50 registros foram feitos.

Leia também: Beber vinagre pela manhã é bom para a saúde? Saiba mais

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Devido à gravidade da doença, os pacientes com suspeita de meningite devem sempre ser internados em hospitais. É urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica assim que surgem os primeiros sintomas.

Para tratamento das meningites bacterianas, faz-se uso de antibioticoterapia, com drogas de escolha e dosagens terapêuticas prescritas pelos médicos assistentes do caso. No caso das meningites virais, as pessoas são internadas e monitoradas quanto a sinais de maior gravidade e se recuperam espontaneamente, sem uso de medicamentos antivirais. “Porém alguns vírus como herpesvírus e influenza podem vir a provocar meningite com necessidade de uso de antiviral específico. A devida conduta sempre é determinada pela equipe médica que acompanha o caso”, pondera a Secretaria da Saúde.

Já nas meningites fúngicas, o tratamento é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica, escolhida de acordo com o fungo identificado no organismo do paciente. A resposta ao tratamento também é dependente da imunidade da pessoa, e pacientes com história de HIV/AIDS, diabetes, câncer e outras doenças imunodepressoras são tratados com maior rigor e cuidado pela equipe médica.

Nas meningites por parasitas, tanto o medicamento contra a infecção como as medicações para alívio dos sintomas são administrados por equipe médica em paciente internado. Nestes casos, os sintomas como dor de cabeça e febre são bem fortes, e assim a medicação de alívio dos sintomas se faz tão importante quanto o tratamento contra o parasita.

Prevenção

Para alguns tipos existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. A Secretaria da Saúde também recomenda, como forma de prevenção da doença, que as pessoas evitem aglomerações e mantenham os ambientes ventilados e limpos.

As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.

PORTAL CORREIO

Leia mais notícias de saúde

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.