Poker cresce no Brasil e país ganha mais competidores profissionais

O poker é um dos esportes mais populares do mundo. No Brasil não é diferente e a modalidade tem conquistado cada vez mais entusiastas e competidores profissionais ao longo da última década.

Crescimento acelerado nos últimos anos

De acordo com dados divulgados por Nick Jones, responsável pelo site especializado Poker Industry Pro, a modalidade online teve seu maior crescimento dos últimos cinco anos em 2020.

Os analistas do site, responsável por acompanhar as tendências do poker online, registraram um aumento expressivo no tráfego que culminou em impressionantes 40 mil usuários simultâneos.

Isso significa que o total das mesas jogadas digitalmente cresceu mais de 150% desde o início do ano passado e o site estima que cerca de 10 milhões de novos jogadores começaram a praticar desde então, o que resultou no crescimento do número de entusiastas da modalidade espalhados por todos os cantos do planeta para mais de 150 milhões.

Número de entusiastas brasileiros surpreende

No Brasil não é diferente e segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em, principal entidade responsável por estudar e defender os interesses do setor no país, o número de praticantes brasileiros já ultrapassou os 10 milhões e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo quando se fala em extensão territorial e considerando que, de acordo com dados do IBGE o país atualmente conta com 213,3 milhões de habitantes, os 10 milhões de entusiastas registrados acima colocam o país na oitava posição em uma lista que é liderada pelos EUA que possui uma população com mais de 329,5 milhões.

O crescimento experimentado pelos brasileiros que levou o número de entusiastas aos milhões é ainda mais impressionante quando se leva em conta que o poker online é uma invenção recente com apenas algumas décadas de existência.

Segundo dados divulgadas pela consultoria Statista, do total de 10 milhões de entusiastas brasileiros do esporte das cartas, cerca de quatro milhões deles preferem se dedicar a versão online enquanto aproximadamente seis milhões preferem a versão ao vivo – entretanto é necessário mencionar que muitos dos que jogam online também jogam ao vivo e vice-versa.

Um dos grandes fatores responsáveis por essa flexibilidade é a questão de que, assim como ocorre com o e-commerce no qual novas facilidades e ferramentas aumentam os números de estabelecimentos físicos, muitos dos maiores campeonatos online se desenvolveram de maneira orgânica como suporte para as competições ao vivo.

Chamados de torneios-satélite, essas competições online permitem que os entusiastas consigam vagas para alguns dos maiores torneios ao vivo do mundo com taxas de inscrição muito mais acessíveis e possibilitam que competidores habilidosos tenham acesso a algumas das maiores premiações do mundo.

Além disso, é possível disputar partidas e competições em qualquer dispositivo com conexão com a internet, o que significa que os entusiastas podem jogar utilizando equipamentos tão distintos quanto tablets, smartphones e PCscom o mesmo nível de experiência.

Diversos novos competidores têm ganhado destaque

O número crescente de entusiastas nacionais também fez com que surgissem diversos novos competidores profissionais e diversos nomes já começaram a alcançar os holofotes.

Um dos grandes expoentes da nova geração do poker nacional é Rafael Moraes. Ex-jogador de xadrez semiprofissional, Moraes já conta comum a carreira impressionante na qual acumulou diversos prêmios em algumas das competições internacionais mais disputadas do mundo.

Após competir em torneios regionais e no campeonato brasileiro de xadrez, Moraes decidiu que sua vocação residia em outro esporte mental e começou a disputar partidas de poker.

Em pouco tempo ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma premiação de 1 milhão de dólares em um torneio multi-mesas (MTT na sigla original em inglês) e desde então já conseguiu diversas posições cobiçadas, com destaque para um anel de circuito da série mundial de poker e a terceira colocação no High Roller do EPT Monte Carlo – posição que lhe rendeu 568 mil euros.

Capaz de performar bem tanto na versão online quanto na ao vivo, Moraes é um dos maiores destaques da nova geração do poker nacional e pode ser visto disputando partidas e competições na Twitchcom o nick “gm_valter”.

Vale mencionar que junto do crescimento do mercado gamer essa plataforma de streaming se consagrou como um dos principais locais para acompanhar essa e outras estrelas tanto do poker nacional quanto internacional, sendo possível encontrar canais com milhares e até mesmo centenas de milhares inscritos.

Essa movimentação do streaming deve fazer com que o número de entusiastas cresça ainda mais nos próximos anos e o país será beneficiado com ainda mais novos competidores profissionais.