Home / Educação & Cultura / Projeto da Polícia Militar estimula cidadania e aprendizado em escola de São Bento

Projeto da Polícia Militar estimula cidadania e aprendizado em escola de São Bento

Compartilhe:

São Bento fica a 375 km da capital paraibana. É lá, na cidade sertaneja, que a Polícia Militar encontrou mais um caminho para promover prevenção de ocorrências e contribuir com a educação das crianças. Com a chegada do Projeto Patrulha Rural Mirim Solidária, a rotina da Escola Municipal André Pedro da Silva sofreu uma verdadeira transformação e muitas crianças, que antes tinha problemas com rendimento e comportamento, hoje buscam ser exemplo de alunos.

+ Paraibano de São José do Brejo do Cruz recebe Prêmio Nacional Paralímpico 2018

“A participação no projeto começou contemplando 35 alunos, aí quem está dentro busca se destacar para não sair e os outros, que querem entrar, buscam demostrar condições para isso. Ao final, ganha a escola, ganham as famílias dessas crianças e ganha a Polícia Militar, que cumpre seu papel de contribuir com a cidadania desses garotos”, explica o major Esaú Barbosa, comandante do 12º Batalhão.

O projeto funciona com crianças de 9 a 12 anos, na própria unidade de ensino, que fica no bairro São Bentinho. São escolhidos meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, para os policiais desenvolverem atividades para despertar as potencialidades intelectuais, sociais e afetivas como cidadão responsável, participante e útil, não só no âmbito da escola, mas também de toda a comunidade. São dois encontros por semana e, nos primeiros seis meses de funcionamento, os resultados têm sido surpreendentes, tanto no rendimento escolar quanto no comportamento.

O idealizador do projeto, tenente Fernando Galdino, explica que a Patrulha Mirim Solidária tem o objetivo de educar para a vida. “Buscamos passar lições e noções de preservação do meio ambiente, prática de hábitos saudáveis, educação para o trânsito, patriotismo e civismo. Nossos patrulheiros mirins passam por instruções de ordem unida e participam de ações socioeducativas, a exemplo de palestras, cultivo de plantas, enfim, atividades que estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e valorização a cultura da paz, que são valores importantes para levarem durante toda a vida”, destacou.

Formatura – Na semana que antecedeu o natal de 2018, aconteceu a formatura da primeira turma do Projeto Patrulha Mirim Solidária, com a entrega de prêmios aos três primeiros colocados do projeto e certificado para todos os 35 alunos participantes. O sucesso é tanto, que várias escolas da região têm solicitado a presença do projeto e assim a Polícia Militar da Paraíba vai lançando suas sementes preventivas para uma sociedade cada vez melhor.

SECOM/PB

Leia mais notícias de educação e cultural

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.