Ranking aponta UFPB entre as 100 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as as 100 melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking internacional “The Latin America University Rankings 2020”, foi publicado pela revista britânica ‘Times Higher Education’.

A UFPB ocupa a 87° posição do ranking e é a única instituição paraibana da classificação. Além da UFPB, outras 60 instituições brasileiras foram listadas.

As três melhores instituições da América Latina, conforme o ranking, foram a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para a avaliação foram considerados ensino (ambiente educacional), pesquisa (quantidade e reputação) e citações (influência nas pesquisas), que valeram 90% da avaliação. As universidades receberam pontuação, com porcentagens diferentes, para cada um dos critérios analisados. Foram avaliados ainda visão internacional e transferência de conhecimento para indústrias.

Esta foi a primeira vez que a UFPB foi classificada no ranking da revista Times Higher Education, de acordo com Isac Medeiros, pró-reitor de pesquisa da UFPB. Atualmente a instituição conta com 81 programas e 113 cursos de pós-graduação: 73 mestrados (60 acadêmicos e 13 profissionais) e 40 doutorados (cinco em associação e um doutorado profissional).

G1 PB