Seis benefícios de comer melancia todos os dias

Estima-se que cerca de 25% da população portuguesa sofra de pressão alta.

Para incentivar o seu consumo, o portal Green Me apresentou seis motivos pelos quais deve comer melancia todos os dias. Não se prive.

 

+ Dez frutas que ajudam a emagrecer e as suas respectivas calorias

 

Benefícios do consumo diário de melancia

1. Coração saudável

A melancia contém níveis elevados de um notável antioxidante, chamado licopeno – também presente no tomate – que é responsável por manter o coração jovem e evitar os danos provocados pelos radicais livres. Além do licopeno, a melancia contém potássio, que reduz o risco de ataque cardíaco e ajuda a diminuir colesterol, melhora a pressão sanguínea e regula o ritmo cardíaco.

 

2. Ossos fortes

O licopeno é também um promotor da saúde dos ossos. Este antioxidante poderoso reduz a atividade de células ósseas envolvidas no desenvolvimento da osteoporose. Os seus níveis altos de potássio ajudam a reter cálcio, o que mantém os ossos e as juntas saudáveis.

 

3. Emagrece

Esta fruta é rica em água e pobre em calorias, sendo assim uma ótima aliada para aqueles que pretendem perder peso. A citrulina, encontrada na melancia, converte-se em arginina – um aminoácido – que também contribui para a queima de gordura corporal.

 

4. Propriedades anti-inflamatórias

A melancia está repleta de flavonoides, carotenoides – como o licopeno – e triterpenoides fundamentais na redução de inflamações e na neutralização dos radicais livres.

 

5. Previne o cancro

Novamente o licopeno entra em ação. O carotenoide tem sido associado à redução do risco de vários tipos de cancro, como da próstata, mama, pulmões, útero e cólon.

 

6. Cabelo e pele saudáveis

A melancia contém uma boa quantidade de beta caroteno, que se converte em vitamina A. A vitamina A exerce um papel importante na produção de sebo no corpo e no crescimento muscular, o que serve também para manter a pele e o cabelo saudáveis e hidratados.

 

Uma última dica é a de ingerir a melancia com as sementes, que são ricas em proteína e em fotonutrientes que mantêm o corpo saudável. 

 

NOTÍCIAS AO MINUTO