Home / Saúde / Sódio: o sal que comemos todos os dias sem perceber

Sódio: o sal que comemos todos os dias sem perceber

Compartilhe:

A obesidade e o sobrepeso têm aumentando por toda a América Latina e Caribe, sendo que mais de 360 milhões de pessoas estão com sobrepeso, o que corresponde a aproximadamente 58% dessa população. Esse é o resultado de um relatório feito este ano pela Organização Pan-Americana da Saúde.

+ Greenpeace encontra veneno em 60% dos alimentos no Brasil

No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que o consumo médio de sódio, que gira em torno de 12 gramas por dia. Esse valor é considerado muito alto pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda apenas 5 gramas diárias. Esse consumo em excesso está ligado diretamente ao aumento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade que, somadas as doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer respondem por 72% das mortes no país.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, é importante evitar alguns temperos como o sal. “Alimentos que têm muito sal, açúcar e gordura, e muitos conservantes, fazem mal. Tem vários estudos que mostram que além de causar excesso de peso e obesidade, eles fazem mal ao funcionamento do organismo. Sobrecarregam a função renal, sobrecarregam o coração, aumentam a pressão arterial me causam diabetes”.

É preciso ainda mudar a maneira de se alimentar, por isso a chef de cozinha e apresentadora, Rita Lobo, dá algumas dicas.

“O segredo é cortar da lista de compras os ultraprocessados, que são aqueles produtos cheios de aditivos químicos e o jeito de saber é lendo os ingredientes do rótulo. Quando você começa a ler os ingredientes do rótulo e você vê que tem nomes estranhos que você não teria na cozinha da sua casa, isso é ultraprocessado, tira do carrinho”.

No site do Ministério da Saúde é possível baixar o Guia Alimentar Para a População Brasileira, um documento que contém dicas e explicações de como se alimentar melhor, de maneira simples e econômica.

ACORDA CIDADE

Leia mais notícias em catoleagora.com

Siga a página Catolé Agora no Facebook

Para anúncios ou informações: WhatsApp (83) 9.9676-1272

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.