‘Time grande não cai’? Saiba quem nunca foi rebaixado no Brasil e na América do Sul

Na briga contra a segunda divisão, algumas equipes ainda se mantêm invictas do rebaixamento. Quatro brasileiros estão neste seleto grupo dos times que nunca caíram da elite nacional na América do Sul. Veja a lista dos times que jamais foram rebaixados no continente.

BRASIL

Na noite da última quarta-feira, a Chapecoense foi rebaixada pela primeira vez, saindo do seleto grupo dos times que nunca caíram da elite nacional na América do Sul. No Brasil, agora apenas quatro clubes fazem parte da lista.

Apesar de lutar contra o rebaixamento em 2019, o Cruzeiro está no Brasileirão desde 1971. O Flamengo, o Santos e o São Paulo também estão na primeira divisão desde 1971.

URUGUAI

O Nacional e o Peñarol permanecem na primeira divisão desde 1901.

ARGENTINA

O Boca Juniors é o único clube argentino que está na elite desde o início, em 1913. Já o Defensa y Justicia subiu para a primeira divisão argentina em 2014 e nunca caiu.

CHILE

No Campeonato Chileno, quem nunca caiu é o Colo-Colo, que está na elite desde 1933.

COLÔMBIA

O Atlético Nacional, o Santa Fé e o Millonarios, na elite desde 1948, nunca caíram para a segunda divisão colombiana.

EQUADOR

O La Equidad, do Equador, subiu em 2007 e não foi mais rebaixado, permanecendo na elite até hoje. O Barcelona de Guayaquil nunca foi rebaixado, permanecendo na elite desde 1957. O Independiente Del Valle subiu à primeira divisão em 2010 e não foi rebaixado.

PARAGUAI

O Cerro Porteño, o Guaraní e o Olímpia estão na primeira divisão paraguaia desde 1906, ano do começo do torneio.

VENEZUELA

O Deportivo Táchira é o único clube que está na elite venezuelana desde 1974. O Caracas subiu à primeira divisão da Venezuela em 1985 e permanece lá deste então. O Zamora subiu em 2007 à primeira divisão e não foi mais rebaixado.

PERU

O Ayacucho, do Peru, subiu à elite em 2009 e não foi mais rebaixado. O Real Garcilaso subiu à elite em 2012 e também não foi mais rebaixado. Já o San Martìn está na elite peruana desde 2004, quando subiu e não caiu mais. O Huancayo está na elite desde 2009 e não foi mais rebaixado à segunda divisão. O Sporting Cristal é o único clube peruano que não foi rebaixado. Está na elite desde 1956. O Universitário está na elite desde 1962 e não caiu.

BOLÍVIA

O Oriente Petrolero e o The Strongest estão na elite boliviana desde 1977, início do campeonato. O Sport Boys está na primeira divisão boliviana desde 2013 e não foi mais rebaixado.

LANCE!