Vacinação de idosos a partir de 80 anos na PB deve começar na próxima sexta (26), diz secretário

A vacinação de idosos com idades entre 80 e 89 anos está prevista para começar na próxima sexta-feira (26), na Paraíba, conforme informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros. A imunização do grupo será feita com mais de 63 mil doses da vacina de Oxford e da CoronaVac, que devem chegar ao estado nesta quarta (24) e na quinta (25), respectivamente.

As novas doses recebidas pela Paraíba também devem ser aplicadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

De acordo com Geraldo Medeiros, a CoronaVac será aplicada em idosos na faixa etária de 80 a 84 anos. Já a vacina de Oxford será destinada para a vacinação do grupo com idades entre 85 e 89 anos. Os profissionais de saúde serão contemplados com os dois imunizantes.

O secretário informou também que as doses da vacina de Oxford que chegarem ao estado nesta quarta serão separadas na quinta, antes de serem enviadas aos municípios. Por isso, a vacinação deve começar na sexta.

Conforme Geraldo, o Ministério da Saúde sinalizou a intenção de intensificar a quantidade e frequência do envio das vacinas a partir do mês de março. A previsão é de que no fim de junho, os grupos prioritários da campanha estão totalmente imunizados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 128.974 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas na Paraíba até esta quarta.

G1 PB

 Foto: Adriano Ishibashi