Home / Destaque / Veja os volumes dos principais açudes da região de Catolé do Rocha
Açude Carneiro, em Jericó

Veja os volumes dos principais açudes da região de Catolé do Rocha

Compartilhe:

As chuvas que têm caído nos primeiros meses de 2019 aumentaram bastante os volumes dos reservatórios de água em todo o estado da Paraíba. Alguns estão sangrando, como é o caso do açude da Farinha em Patos e do açude Emas na cidade de mesmo nome.

Leia também: Açude rompe no Sertão e deixa residências alagadas

Todavia segundo dados da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) que acompanha a evolução dos açudes do estado, dos 129 reservatórios monitorados diariamente, 24 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% do seu volume total. Outros 34 estão em situação de observação, ou seja, com menos de 20% da sua capacidade total.

Desses 129 reservatórios, 6 estão localizados na região de Catolé do Rocha, sendo dois em Belém do Brejo do Cruz, dos quais um se encontra em situação de observação.

O maior deles é o açude Baião, no município de São José do Brejo do Cruz, com capacidade para 39.226.628 de metros cúbicos de água e que atualmente está com mais de 17 milhões de m³ (45% da capacidade máxima).

O segundo maior é açude Carneiro, no município de Jericó. Atualmente o reservatório está com 8,7 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 28% da sua capacidade máxima que é de 31.285.875 m³.

Em Belém do Brejo do Cruz, o açude Tapera atualmente está com quase 3 milhões de metros cúbicos, 11% da sua capacidade máxima, que é de 26.418.660. Já o açude Escondido tem capacidade para 16.579.250 e está com 40% do seu volume, ou seja 6,7 milhões de m³.

Já o açude de Riacho dos Cavalos, que tem capacidade para 17.699.000 m³, segundo dados da AESA está com 4,2 milhões de metros cúbicos (23% da sua capacidade total).

O açude Santa Rosa, localizado no município de Brejo do Cruz, é o que apresenta melhor situação em termos de volume de água armazenada, porém é o menor açude da região, com capacidade para 2.843.984 de metros cúbicos. Atualmente o reservatório tem 1,4 milhão de m³, o que corresponde a mais de 52% do seu volume total.

A nível de sertão, o açude de Coremas (que é o maior do estado) está com 95 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, 16% da sua capacidade máxima que é de 591.646.222. O Mãe dÁgua tem capacidade para 567.999.136 mas atualmente está com apenas 40,4 milhões (7%). Em Cajazeiras, o açude Engenheiro Ávidos está com mais de 49 milhões de m³ (19% da capacidade); já em Sousa, o São Gonçalo atualmente apresenta 24 milhões de m³ de água.

CATOLÉ AGORA

Leia mais notícias da Paraíba

Veja outras notícias em catoleagora.com

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.